domingo, 30 de março de 2008

Jogos de 1- 4 série

Jogos de 1ª a 4 ª Série

Titulo do Jogo: Jogo das cores

Objetivo:
Evidenciar coordenação sensório-motora, com identificação de cores, sons, paladar, olfato e tato.
Justificativa:
Exercitar os órgãos dos sentidos se faz mister com um organismo em desenvolvimento.
Série: 1ª de 6 a 7 anos
Desenvolvimento:
Material – Cartões ou fichas coloridas distribuidas em grupos de alunos, escolher por exemplo 5 ou 6 cores diferentes e em formação livre.
Execução – Alunos andando pelo pátio. Quando o professor diz, por exemplo: VERDE! Os alunos portadores da ficha verde páram, elevam o braço mostrando as fichas. Os alunos se abaixam escondendo suas fichas. O professor diz: JÁ! Todos continuam a caminhar.

Titulo do Jogo: Conhecendo a bola

Objetivo:
Expressar-se livremente, através do seu corpo, em situações variadas..
Justificativa:
Apresentamos o início do trabalho generalizado com a bola, pois é um elemento importante para a coordenação motora e desenvolvimento muscular.
Resaltando que, ao iniciar um trabalho com elementos (bola, corda, bastão, etc): o educando precisa se familiarizar com o mesmo.
Inicialmente deixamos que ele execute os movimentos que deseje, depois organizamos e explicamos os novos movimentos que poderão executar com os mesmos.
Série: 2ª de 7 a 8 anos.
Desenvolvimento:
Material – bola, uma para cada aluno, e em formação livre.
Execução – Alunos parados arremessam a bola para cima e apanham-na executam o mesmo movimento: andando, depois correndo.
Variação – andando, ao deparar com seu companheiro, arremessar sua bola a ele, trocando de bola.


Titulo do Jogo: Passando as bolas

Objetivo:
Evidenciar a movimentação corporal com exercícios simples e jogos que despertem o entusiasmo.
Justificativa:
O brinquedo de predileção das crianças é a bola. Esta é uma ferramenta importante de trabalho visando a coordenação motora e desenvolvimento muscular.
Série: 3ª idade 8 a 9 anos.
Desenvolvimento:
Material – bola, uma para cada aluno, e em formação de fileiras com 4 alunos dependendo no número de alunos.
Organização – fileira A com as bolas nas mãos, atrás da fileira B.
Execução – a fileira A rola as bolas à frente da fileira B: esta corre e apanha a bola.
As 2 fileiras executam ½ volta. A fileiraA fica à frente da fileira B. A fileiraB de posse da bola, rola a mesma à frente da fileira A, que corre para apanhá-la. Reiniciar.
Variação – as fileiras que correm para apanhar as bolas, saltam sobre elas, de um lado e de outro, até que a bola pare e seja segura. Reiniciar.


Titulo do Jogo: Bolas aos cantos

Objetivo:
Evidenciar a efetiva participação em equipes, na situação de jogo e desmpenhar papéis princiais e secundários.
Justificativa:
Os grandes jogos preparam física e mentalmente o educando, à futura prática do desporto. Ressaltar que todos são importantes, pois cooperam com a equipe.
Série: 4ª de 9 a 10 anos
Desenvolvimento:
Material – 1 bola.
Marcação – de acordo com o esquema.
Formação – jogadores separados em dois times. Cada grupo tem dois capitães, os quais ocupam os quadrados no campo adversário: os demais jogadores são guardas, ficam espalhados no próprio campo.
Execução – No centro do campo, o juiz atira a bola entre dois guardas adversários. Estes experimentam apanha-la ou, não sendo possível tocá-la de modo que um companheiro o consiga fazer. Qualquer guarda que estiver de posse da bola deve jogá-la a um capitão de seu time ou a outro que, em situação favorável, possa arremessá-la com maior probabilidade de êxito. Os guardas adversários tentam interceptar a bola, para ato contínuo e enviá-la a um dos capitães.
Faltas - 1) O capitão ao sair do quadrado, pois a ele só é permitido avançar um dos pés; 2) o guarda entra num dos quadrados aos cantos; 3) correr tendo a bola na mão.
Quando um jogador cometer alguma destas faltas a bola é entregue a um guarda adversário, o qual joga-a para o capitão, em que o grupo contrário possa intervir.
Pontos – Marca-se um ponto toda vez que o capitão apanhar a bola no alto.
Vitória – Será vencedor o time que realizar 15 pontos.

Nenhum comentário: