domingo, 1 de fevereiro de 2009

Ensino de Ciências

Diante dos nossos conhecimentos adquiridos, baseado em teóricos estudados em sala de aula nos leva a uma profunda reflexão, deixando evidente que é preciso tomar uma atitude emergente nas práticas metodológicas do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Portanto fica claro que este ensino aprendizagem não pode ser transmitido de forma empírica, usando formulas prontas que não leva o aluno a uma reflexão. Compete ao Professor de Ciências levar o aluno ao questionamento e fazer com ele reformule o seu conhecimento através da observação, experimentação e leituras, que somados aos conhecimentos prévios resultará em conhecimentos científicos. Conhecimentos esses adquiridos através da informação e do confronto de idéias mediadas pelo professor. Penso que o estudo de ciências não pode limitar-se na transmissão de conteúdos, é preciso levar o indivíduo a uma reflexão crítica do mundo que o cerca, desta forma favorecendo o pensamento cientifico.Todavia é preciso mudar a nossa metodologia de ensino levando esse indivíduo à construção do conhecimento, deixando de lado o senso comum e partindo para a cientificidade.
Olá Vau, ótima a sua reflexão, pois atualmente a sociedade de modo geral, está constantemente se beneficiando dos progressos da tecnologia sem, muitas vezes, ter consciência disso. Ler um jornal, uma revista ou um livro, assistir à programação de televisão, utilizar o telefone, tomar um refrigerante, pagar uma conta no banco, fazer compras no supermercado, viajar de ônibus, trem ou avião são uso da tecnologia que fazem parte do cotidiano. O professor deve acompanhar toda essa rotina e aproveitá-la para ensinar Ciências Naturais, falta para nós, estudo, pesquisa e criatividade em nossas práticas pedagógicas diárias. Vale a pena conferir. Graça

Nenhum comentário: